Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Queirosiana

Blogue sobre livros, leituras, escritores e opiniões

1984, George Orwell

18.01.09

91SZSW8qSsL.jpg

Este livro foi escrito por Eric Arthur Blair, sob o seu pseudónimo George Orwell e publicado a 8 de Junho de 1949.

Um livro muito pesado, embora super interessantíssimo, por vezes até, sufocante!

Toda a história está envolta num clima muito opressor, onde tudo é vigiado e controlado pelo Grande Irmão através do Telecrã que existe em cada casa e que nunca desliga, passando continuamente propaganda do Partido.

Uma coisa que me impressionou muito foi a ideia da Novilíngua, que existia com o objectivo de acabar com todo o vocabulário desnecessário de forma a que, sem linguagem, os seres humanos deixassem de pensar livremente.

Já para não falar dos dois minutos de ódio, uma coisa horrenda que passava no telecrã e que apelava ao ódio e à guerra contra os inimigos do Partido.

Outra coisa que me suscitou muita curiosidade foi o facto de a personagem principal, Winston, não se recordar muito bem do seu passado, ainda sem a existência do Partido, isto porque todo o passado, presente e futuro era controlado pelo Partido. Julia é também uma personagem curiosa, gostei dela, marcante.

A existência dos "proles", desconsiderados totalmente pela restante população eram aqueles que no meio daquilo tudo tinham mais liberdade, uma vez que não eram controlados.

O fim é muito diferente de qualquer espécie de Revolução contra o Partido. Acaba mostrando a fraqueza do Homem perante o controlo total e a traição à própria dignidade e liberdade humana. Winston, depois de torturado e de ter confessado os seus crimes termina o livro dizendo que "Finalmente ama o Grande Irmão".

bertrand.jpg