Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Queirosiana

Blogue sobre livros, leituras, escritores e opiniões

5 Livros de escritores e escritoras da América do Sul

#6 Baú dos Livros

28.08.20 | L.F. Madeira

Em razão de uma dúvida sobre o número exato de países soberanos no mundo e encontrada a resposta no site da ONU (193 países independentes), acabei por derivar numa navegação sem rumo e dei por mim a procurar um mapa com os livros mais famosos de cada país, e mais tarde terminei embevecida ante estas duas listas literárias - esta e esta

Por momentos, pensei em criar a minha própria lista de títulos por país, mas rapidamente desisti do descomunal empreendimento. Ainda assim, e para combater a minha tendência anglófona e europeia, bem como para equilibrar este enviesamento das minhas escolhas literárias, vou criar uma série de Baú dos Livros com sugestões fundadas em continentes. 

Neste caso, começo com uma lista de cinco sugestões de escritores e escritoras do continente sul-americano. Informa a Wikipedia que a América do Sul é constituída por 12 países independentes e 3 territórios ultramarinos. Destes doze e para fazer jus à prática dos cinco títulos do Baú, escolhi os seguintes países - Suriname, Colômbia, Argentina, Peru e Uruguai.

Os critérios de escolha foram subjetivos e sempre que tive dificuldade em decidir, optei por mencionar as alternativas. Tentei, contudo, escolher obras que retratassem o país em função do qual foram escolhidas (tendo, portanto, evitado obras fantásticas, próprias do boom Latino-Americanos, sem local real de ação). 

 

The Free Negress Elisabeth (2000), Cynthia Mcleod

De vrije negerin Elisabeth (título original em Holandês)

Ficção - Romance Histórico

Cynthia Mcleod (1936 -) é uma escritora Surinamesa conhecida pela sua ficção histórica e o principal nome da literatura do Suriname. Ambientado no século XVIII na Guiana Holandesa, atual Suriname, este romance conta a história de Elisabeth Samson, uma mulher negra livre. Esta é uma ficção histórica de caráter biográfico que retrata as complexas estratificações sociais e raciais, características das colónias e da escravatura na época, bem como esta mulher notável que superou a discriminação institucionalizada e o preconceito para se tornar uma das pessoas mais ricas da antiga Guiana Holandesa. 

* Alternativa: The Cost of Sugar, Cynthia Mcleod

 

Delírio (2004), Laura Restrepo 

Delirio (título original em Castelhano)

Ficção - Romance 

Laura Restrepo (1950 -) é aclamada como uma das melhores escritoras sul-americanas contemporâneas, tendo rejeitado o chamado realismo mágico. Delírio, com a capital da Colômbia - Bogotá - como cenário, conta-nos a história de um homem que, após uma curta viagem de negócios, regressa a casa e descobre que a sua mulher enlouqueceu. Com uma narrativa de suspense e um enredo bem construído, acompanhamos o esforço deste homem que inicia uma busca pelo passado numa tentativa de recuperar a sanidade da mulher. Delírio retrata a violência latente na sociedade colombiana dos anos 80, a marginalidade e a instabilidade social e política da época.

* Alternativas: The Divine Boys, Laura Restrepo | The Armies, Evelio Rosero

 

O Túnel (1948), Ernesto Sabato 

El Tunel (título original em Castelhano)

Ficção - Romance 

Ernesto Sabato (1911 - 2011) é um dos maiores nomes da literatura argentina do século XX. O Túnel, cujo enredo ocorre em Buenos Aires, na Argentina, é um romance psicológico e sombrio que conta a história de um pintor e da sua obsessão por uma mulher e a solidão do indivíduo contemporâneo. Integra o rótulo de "literatura existencial", à semelhança de autores como Albert Camus ou Sartre. Para quem ainda não leu, O Túnel é a melhor introdução ao universo prodigioso de Ernesto Sábato

* Alternativas: A Invenção de Morel, Adolfo Bioy Casares | Ficções, Jorge Luis Borges | Rayuela, Julio Cortázar

 

Lituma nos Andes (1993), Mario Vargas Llosa 

Lituma en los Andes (título original em Castelhano)

Ficção - Romance 

Mario Vargas Llosa (1936 -) é o grande nome da literatura peruana, galardoado em 2010 com o Nobel da Literatura. Lituma dos Andes retrata os anos 80 das comunidades peruanas reféns da organização paramilitar de esquerda. Lituma nos Andes é um romance policial fascinante e uma alegoria política perspicaz. O enredo desenvolve-se numa comunidade isolada nos Andes peruanos onde ocorrem uma série de desaparecimentos misteriosos e o cabo Lituma e Tomás iniciam uma investigação. Este romance fascinante está repleto de personagens inesquecíveis, entre eles índios marginalizados, gente local excêntrica, tornando Lituma nos Andes uma obra ímpar no percurso literário de Mario Vargas Llosa, mas também uma das suas mais ferozes críticas à violência estrutural que afectou o Peru durante tantas décadas. 

* Alternativas: Yawar Fiesta, José María Arguedas

 

A Vida Breve (1950), Juan Carlos Onetti 

La Vida Breve (título original em Castelhano)

Ficção - Romance 

Juan Carlos Onetti (1909 - 1994) foi considerado não só o escritor mais importante da literatura do Uruguai, mas um dos maiores criadores de ficção em língua espanhola do século XX. O enredo toma lugar entre Buenos Aires e a ficcionada cidade de Santa Maria (um misto de Montevideu e Buenos Aires) e conta a história de um marido que cuida da mulher após uma longa doença. A dicotomia entre a identidade e a ausência de identidade, a recorrente preocupação com o papel desempenhado pelo destino na vida do ser humano e o mundo onírico como impulso, atingem em A Vida Breve um elevado grau de intensidade.

* Alternativas: The Ship of Fools, Cristina Peri Rossi | A Trégua, Mario Benedetti | Espelhos, Eduardo Galeano

bau dos livros.jpg

8 comentários

Comentar post