Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Queirosiana

Blogue sobre livros, leituras, escritores e opiniões

A vida era assim em Middlemarch, George Eliot

18.08.13

Parti para esta obra às escuras. Conhecia um pouco da biografia da autora e uma adaptação de Daniel Deronda, mas sobre Middlemarch nada sabia. 

Achei Middlemarch uma obra muito completa e extremamente rica em personagens. A história tem a vila de Middlemarch como cenário para diversas histórias que compõem um vasto enredo. 

Doroteia Brooke, julgo, ser a personagem principal, todavia, estou longe de a considerar uma heroína unânime. Só granjeou a minha simpatia no último livro, o sétimo, pois até lá, a sua bondade e o seu espírito de sacrifício foram sempre abafados por uma certa afectação de carácter que me impedia de render às suas qualidades. Para mim, Mary Garth é a verdadeira heroína, pois, embora amando Fred como era, não desistiu de o orientar pelo bom caminho. 

Outra história que me cativou muito mais do que a de Doroteia Brooke e o seu disparatado e ridículo casamento com Casaubon - celebrado não por amor ou interesse económico, mas sim por um interesse intelectual frustrado, como era de esperar, tendo em conta o facto de Casaubon ter mais de 30 anos de diferença de Dodo e ter uma alma velha e um espírito gasto - a relação com Will Ladislaw também não me prendeu a atenção como seria de esperar. Mas a história de Lydgate e Rosamund, essa sim, foi a que me captou toda a atenção, pois desenvolve profundamente o nível emocional da questão da (in)felicidade conjugal. Infelizmente, o meu desejo de George Eliot juntar Dodo com Lydgate não se concretizou - digo isto porque o desenvolvimento intelectual que Dodo visava seria muito mais conseguido se se tivesse juntada a alguém como Lydgate. 

Aconselho vivamente a obra, os pequenos detalhes do quotidiano de Middlemarch são todos eles interessantes, a questão das eleições para o Parlamento, a aprovação da lei, a eleição do vigário, as intrigas com Mr. Bulstrode... o universo de Middlemarch está construído sobre fortes alicerces, sem que se caia em contradições.

bertrand.jpg