Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Queirosiana

Blogue sobre livros, leituras, escritores e opiniões

Amor e Amizade, Jane Austen (1793)

Contos - Novela

01.01.19 | L.F. Madeira

unnamed.jpg

(review/opinião anterior a 2015, não revista)

Ainda não tinha lido este livro. Julguei, erradamente, que aqui encontraria a história "Lady Susan", mas não, e creio que em português essa história não foi traduzida, pelo menos aqui em Portugal.

Amor e Amizade foi escrito por Jane Austen aos 15 anos de idade. Divide-se em duas novelas epistolares (Amor e Amizade e As Três Irmãs) e cinco contos em forma de carta.

Neste livro notamos já a enorme capacidade de observação e crítica de Jane Austen e reparamos a forma pré-existente de muitas das personagens que iremos encontrar ao longo dos seus romances, muitos nomes e caracteres são reconhecidos nestas histórias e cartas.

Foi uma leitura muito leve, mas muito engraçada, pena não ter lido quando era mais nova.

Amor e Amizade conta-nos a história da vida trágica de Laura, desde do casamento irrefletido até à morte prematura do marido. As Três Irmãs, foi sem dúvida, a minha história preferida - são três irmãs, Mary, Sophy e Charlotte e conta-nos o dilema de Mary em casar com um homem muitíssimo mais velho e a sua indecisão em aceitar ou não o pedido, não porque o ame ou o respeite sequer, simplesmente, porque não quer ficar para trás perante as suas amigas e quer casar-se antes dela... fez-me lembrar Lydia Bennet, talvez esta fosse um esboço dela!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.