Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Queirosiana

Blogue sobre livros, leituras, escritores e opiniões

Amor e Sedução Segundo Jane Austen, Lauren Henderson

15.03.12

Este é um daqueles livros do género auto-ajuda. Confesso que estava à espera de algo diferente quando o trouxe da biblioteca, porque julguei que se tratava de um romance inspirado na autora.

Em Amor e Sedução segundo Jane Austen, Lauren Henderson, a escritora, enumera uma série de dicas, lições e exemplos a seguir para arranjar o homem indicado da forma indicada, tomando como modelo (ainda que adaptando aos dias de hoje) as regras que Jane Austen descreve nas suas obras.

É um exercício interessante... li o livro em menos de dois dias, pois é extremamente simples e descomplicado, embora tenha algumas dúvidas quanto a este tipo de livros que pretendem estandardizar e modelar as relações entre as pessoas pois aprecio, acima de tudo, a espontaneidade!

A parte interessante do livro foi para mim o exercício de comparação entre a vida real e as relações das nossas heroínas-heróis, transportando os seus comportamentos para aquilo que são as relações quotidianas. Acho que a análise que Lauren Henderson faz das personagens de Jane Austen está muito bem explorada, e no geral, confesso que não podia estar mais em sintonia.

É dos poucos livros relacionados com Jane Austen traduzidos para português e embora não tenha ficado extasiada, não considero que tenha sido uma total perda de tempo. Acabei por descobrir que sou uma Lizzie e que o meu homem ideal seria Henry Tilney.

bertrand.jpg

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.