Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Queirosiana

Blogue sobre livros, leituras, escritores e opiniões

Deus Ajude a Criança (2015), Toni Morrison

Ficção - Romance

13.05.20 | L.F. Madeira

01040632.jpg

Dizem que Toni Morrison se deve ler na edição original em inglês, na medida em que o seu estilo de narrativa poética e a riqueza da sua escrita é dificilmente alcançável por intermédio de uma tradução. Talvez. Publicado originalmente em 2015, Deus Ajude a Criança foi o último romance escrito pela laureada Toni Morrison, primeira mulher negra a receber o Nobel da Literatura em 1993.

Neste livro conhecemos personagens cuja existência brotou de episódios, mais ou menos contínuos, de profunda violência. A violência praticada contra crianças é o tema desta obra, violência física, psicológica, sexual, demonstrando de que forma a brutalidade se pode tornar no quotidiano de uma criança e de como o terror molda - reverte e inverte - a personalidade da criança que depois se torna adulta.  

Quando iniciei a minha leitura, tinha outra expectativa, talvez devido à sinopse do livro, esperava algo mais  pungente. Gostei do livro, mas achei-o incompleto. A estrutura da narrativa prende o leitor, sem dúvida. Contudo, fica a sensação de com mais umas cem páginas, este romance estaria pleno e as lacunas no enredo inexistentes. São descritas cenas e episódios de profunda  violência, mas a consequência que estes têm na vida dos personagens, fica um pouco aquém. Aborda-se o racismo, a violência sexual, o silenciamento de crimes, porém, tudo parece ser tratado pela superfície, de forma inconsequente. Quero ler Beloved da mesma autora, temo que Deus Ajude a Criança não seja a melhor amostra do seu trabalho. 

***

Quero ler o livro

***

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.