Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Queirosiana

Blogue sobre livros, leituras, escritores e opiniões

Onde Vais Isabel?, Maria Helena Ventura (2008)

Ficção histórica - Romance

01.01.19 | L.F. Madeira

41393703._SX318_.jpg

(review/opinião anterior a 2015, não revista)

Tenho uma predilecção por livros deste tipo. Sou fã de tudo o que envolva história das dinastias portuguesas e tenho uma certa admiração pelas discretas figuras femininas que participaram na história de Portugal.

Trouxe este livro da biblioteca porque há muito que pretendia conhecer a história da Rainha Santa, até porque desde que li o livro "As Amantes dos Reis de Portugal" e descobri a tremenda infidelidade de D. Dinis, coisa que me espantou, pois tinha dele uma ideia muito diferente, se bem que na época este género de comportamentos era tido como normal, convenhamos que o D. Dinis tinha maior tendência que os restantes!

Com este livro, vamos acompanhando a vida do casal régio pela perspectiva de uma terceira figura. Acompanhamos D. Isabel desde os 12 anos até ao último suspiro, na felicidade e na amargura, presenciando as tão conhecidas histórias das rosas e do "ide vê-las!".

Um livro que romanceia este trecho da história de Portugal, mas que ao mesmo tempo explica muitas das difíceis situações do Reino.