Sultana's Dream (1905), Rokeya Sakhawat Hossain
Ficção Científica - Contos - Distopia/Utopia - Feminismo
Uma pequena história em torno de uma utopia de base matriarcal escrita por uma mulher muçulmana nos primeiros anos do século XX numa Índia de profundas desigualdades. E a grande surpresa foi para mim essa, em face do contexto temporal, histórico, religioso e pessoal da autora, a criação de um conto tão ousado.
Claro que podemos questionar por que razão a ficção científica envolvendo utopias matriarcais tende a criá-las livres de vícios e crime como uma quase consequência da natureza feminina. Mas talvez se justifique antes por se apresentar a idealização de um mundo melhor, de uma sociedade mais organizada e equilibrada.
Mas o cerne desta pequena história é confrontar a leitora de então (e a atual, talvez) com uma realidade alternativa em oposição direta àquela em que vive - se a sua realidade é a da segregação das mulheres, da sua limitação de ação e existência no espaço público, da sua inferiorizarão e crença constante na(s) sua(s) incapacidade(s), então Hossain cria um novo mundo em que é sobre os homens que pende a discriminação e preconceito, com a diferença de que tal se justifica porque os homens tiveram o poder e não o souberam utilizar.
***